Hot & Rat Rods

10/23/2016 | By JotaErre | Filed in: Matérias.

A História através das miniaturas!
hot-rods-000

O termo Hot Rod é usado para os carros que jovens americanos customizavam na década de 40 e 50. Após a II Guerra Mundial a indústria retomava a fabricação de veículos, mas os modelos eram praticamente os mesmos de 1942, quando houve a interrupção na produção. Como os jovens não tinham dinheiro para comprar um modelo novo, começaram a montar e modificar carros da década de 20 e 30.

Esses carros originalmente eram equipados com motores de 4 cilindros e chegavam no máximo a 80 km/h (aproximadamente), mas modificações elevavam o desempenho, dobrando a velocidade final. De forma amadora, melhoravam a aerodinâmica dos carros fazendo mudanças na carroceria, ao retirar algumas partes para deixá-la mais leve, rebaixando o teto e quando possível, substituíam a mecânica pela potente V8.

Hoje esse mercado movimenta milhões de dólares, empresas especializadas na fabricação de peças e acessórios contribuem à invasão crescente de Hot Rods. Nos E.U.A, associações e federações dão apoio e organizam movimentados encontros de colecionadores, onde é possível admirar trabalhos de renomados designers como Chip Foose, Boyd Coddington entre outros. Esse estilo é seguido por uma legião de fãs em todo o mundo, no Brasil não é diferente, já são feitos Hot Rods por aqui que não devem em nada aos americanos.

RAT ROD´s: a história desse estilo se confunde com a dos Hot Rods. Assim como existem várias definições para o termo, há quem defenda que Rat é o verdadeiro Hot Rod e o Custom é o Hot mais refinado. O que se vê na prática é que os carros desse estilo parecem com um Hot inacabado ou construído simplesmente para dirigir, sem nenhuma preocupação com luxo e perfumaria. Pinturas foscas, desgastadas e ainda a ferrugem figuram no visual desses carros.

hot-rods-008 hot-rods-007 hot-rods-006 hot-rods-005 hot-rods-004 hot-rods-003 hot-rods-002 hot-rods-001 hot-rods-009


Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *