Willys ’41 in Flames!

11/22/2016 | By JotaErre | Filed in: Dicas de Customização.

Reestreando a categoria de Dicas de Customização, nesta longa postagem vamos acompanhar o processo de customização de um Hot Wheels – Willys ’41, desde a abertura da miniatura, pintura, detalhamento e fechamento. Essa bela miniatura da HW me chamou a atenção e tão logo foi lançada, pensei em colocar alguns Flames para deixá-la ainda mais invocada!

Customização:


Abrindo a miniatura:
Para garantir a integridade das peças que formam a miniatura, usamos brocas para retirar o rebite que une as partes. Iniciamos com uma broca mais fina, 1 a 1,5mm por exemplo (1), para fazer um furo guia e posteriormente receber um parafuso para fechar a miniatura. Depois, usamos uma broca de 3 a 5mm (2) para escarear a borda do rebite e consequentemente soltar as peças.




Removendo a tinta:
Eu costumo usar Removedor de Tintas Pastoso. Produto muito forte! Muito cuidado nessa etapa! Leia atentamente as recomendações do fabricante. Esse removedor serve apenas para as peças de metal, não tente retirar a tinta de peças plásticas, pois pode deformá-las.


Após a retirada da tinta, é necessário trabalhar o metal retirando as rebarbas (indicações na foto) do molde com uma lima ou lixa para metal. Se necessário, após o lixamento pode-se adicionar massa (Putty-Modelismo ou Plástica-Automotiva) para nivelamento e acabamento.



Preparando para Pintura:
Após lixamento e preparo para pintura, lave muito bem a miniatura com detergente ou desengordurante e deixe secar. Essa limpeza é essencial para a aderência das camadas de Primer e Tinta e um bom acabamento. É imprescindível a aplicação de Primers também para garantir aderência das tintas que serão aplicadas a seguir. Nesta etapa usei apenas o Primer Cinza Automotivo. Num outro tutorial irei tratar de vários Primers que auxiliam na aderência da tinta ao ZAMAC (Metal usado na confecção das miniaturas).



Pintura:
Utilizo tintas automotivas, primeiro pelo baixo custo comparada às de modelismo e segundo, a durabilidade, mas isso é assunto para um outro post!
Aplicado o Primer e após sua cura, miniatura pronta para receber as camadas de tinta! Neste caso vamos iniciar com uma camada de Amarelo que fará contraste com o Alaranjado.



Para fazer o degradê que precisamos para os Flames, aplique o Alaranjado da seguinte forma: Com o aerógrafo apontado para a traseira da miniatura, controlando a saída de tinta de modo a pulverizá-la de forma bem leve na frente da miniatura e mais uniforme para a traseira, como na imagem abaixo.


Para criarmos os Flames vamos precisar mascarar o degradê Amarelo/Alaranjado. Espere curar bem as tintas aplicadas para então mascarar, senão, quando for retirar a máscara a tinta virá junto e assim perderá todo o trabalho.
Para esta miniatura fiz um desenho em Corel Draw e imprimi em Papel Etiqueta*. O mais trabalhoso é cortar, algo que necessita de um estilete tipo bisturi e alguma habilidade.
*Não é o mais indicado, pois não dá um acabamento perfeito, a melhor opção são as Mascaras para Pintura da Tamiya!



Máscara aplicada…

…hora da tinta de cobertura, nesse caso, Preto Fosco!


Retirando a máscara:
Essa etapa é crucial! Se a miniatura foi bem preparada para a pintura e as tintas aderiram bem a superfície, a máscara sairá perfeitamente e apresentará um belo trabalho. Caso contrário, prepare-se para refazer toda a pintura! Um dos segredos é retirá-la com muita calma e cuidado, devagar, avaliando cada passo. Ainda assim, dependeremos da preparação para a pintura!
Após a retirada da máscara, se precisar fazer algum retoque, que seja feito na parte preta, pois se for no Amarelo/Laranja, perderá o efeito de degradê.

Acabamento:
Particularmente não gosto da base da miniatura cromada, então, para preservar apenas o cromado da grade frontal, mascarei essa parte e passei o Preto Fosco em toda a base.



Pinturas secas, hora de concluir. Para detalhar a grade e o Scoop, passei uma mistura de Tinta Guache Preta + Cola Branca (uso Escolar) + Detergente + Água. Assim que essa mistura seca, é só passar uma flanela ou algodão para tirar o excesso, ficando somente as ranhuras em Preto! Para maior autenticidade da miniatura, foi usado tinta Prata para detalhar os faróis e Prata com Vermelho para as Lanternas Traseiras.


Concluído todos esses detalhes, hora de fechar a miniatura e curtir o trabalho realizado!




Em breve outras Dicas de Customização serão postadas, aguardem!


Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *