Subscribe RSS

Posts da Categoria ‘Restauração 500 Four’

E Ganhou as Ruas…

Escrito em 15/12/2012 por Nizaor Junior | 4 Comentários
Arquivo: Restauração 500 Four |

É com muito entusiasmo que escrevo este post! Depois de quase 3 anos de muita luta, surpresas, alegrias, decepções, porcas e parafusos, a minha Honda CB 500 Four K0 1971/74* está RODANDO!

Há algumas semanas concluímos os detalhes para deixar o motor funcionando, faltava apenas testar a caixa de marchas e logo tivemos a certeza de estar 100%, muita sorte! Nesse meio de tempo surgiu um problema elétrico que dispensou pelo menos 3 dias de muita investigação, avaliação e trabalho. Resolvido isso, foi colocá-la na rua!

Demorei para tirar fotos e postá-las aqui devido a correria e por estar aproveitando para andar com a moto e fazer um pouco de barulho pela cidade! Ainda faltam alguns ajustes de carburação, mistura e válvulas, mas agora é fácil! O empenho de todo esse tempo valeu a pena. O motor sempre pega de primeira, sem pestanejar.

O ponto de partida – Janeiro de 2010 [Imagem: Nizaor Junior].

Pronta para passear [Imagem: Nizaor Junior].

Em breve eu e meu primo vamos fazer os devidos acertos e completar alguns detalhes faltantes e ela estará pronta! Junto com as novidades da coleção pretendo postar um “Diário de Bordo” da 500, com imagens de passeios e exposições que venha a participar!

Já no primeiro encontro de motos que ocorre na “Praça do Atlético” [Imagem: Nizaor Junior].

Minha esposa Jéssica feliz da vida com o passeio!  [Imagem: Nizaor Junior].

*Como citei num dos primeiros posts sobre a moto, na época se usava no documento o ano de compra e decumentação do veículo, por isso a minha 500Four é ’74 no DOC, mas, pelo número de série é ’71 e ainda mais, K0: o primeiro modelo da CB500K.

 

Compartilhar/Salvar

Novidades da Four

Escrito em 11/11/2012 por Nizaor Junior | Sem Comentários
Arquivo: Restauração 500 Four |

É, hoje sobrou um tempo para me dedicar ao Blog e saíram logo duas matérias no dia! Vamos agora com novidades da Four!

Por opção, passei alguns meses sem postar qualquer novidade da restauração da moto pois tive alguns contratempos no fechamento do motor. Tudo inerente ao processo de recuperação de uma máquina, como roscas espanadas, reprodução de peças faltantes, vazamento em selos dentre outros.  Em todo esse tempo, quando podia, me dediquei para resolver essas pendências e enfim conluir a 500F. O esforço está valendo a pena e ela está com o motor funcionando!!!

No vídeo abaixo, foi a primeira vez que o ligamos, aos bons de ouvido, vão perceber que está falhando um cilindro, o de número 3.

Este problema já foi resolvido e os 4 canecos estão devidamente fazendo barulho! Agora falta dar uma volta com a 500F para assegurar que a Caixa de Marchas está funcionando corretamente  e aí sim, é só finalizar com os detalhes, enfeites e perfumaria!!!

O mais legal de todo esse processo é saber que fui eu que realizei o trabalho. Claro que com muita ajuda do meu primo Leonello e do grande amigo Márcio! Seguindo as dicas e conselhos de ambos, experientes com motos dessa modalidade, a 500F está tomando forma e logo estará roncando pelas ruas!

Aguardem, em breve novidades, fotos e vídeos!

500 Four: Fase 02 – Montagem Estrutural

Escrito em 03/05/2012 por Nizaor Junior | 4 Comentários
Arquivo: Restauração 500 Four |

Depois da montagem do motor e do encaminhamento do mesmo para a pintura, apresentado no post anterior, a 500 Four está começando a tomar forma! Na minha última folga consegui deixá-la “de pé”, facilitando os próximos passos.

Passando o Chicote Elétrico acompanhado da chiclete Lola Loló [Imagem: Nizaor Junior].

Mais uma vez o Clodoaldo – (41) 3206-1488 – realizou um belo trabalho de pintura, desta vez no chassi. Realizada em PU Preto Cadillac, o resultado ficou espetacular. Além da boa cobertura, o brilho da nova pintura é o destaque! Com o quadro nesse estado, o jeito foi “levantar” a moto. Sua parte estrutural está praticamente pronta, aguardando apenas alguns detalhes finais para depois começar a fase de “perfumaria”.

Montagem estrutural bem adiantada [Imagem: Nizaor Junior].

Destaque para o brilho da nova pintura do Chassi [Imagem: Nizaor Junior].

Parte frontal já em funcionamento [Imagem: Nizaor Junior].

Está tomando forma… [Imagem: Nizaor Junior].

Outro grande investimento foi o novo Chicote Elétrico. Seguindo toda a diagramação elétrica original da 500 Four e o esquema de cores, facilitou as ligações e resultou numa ótima apresentação depois de montado. Com o chicote afixado no chassi, está praticamente pronta a parte elétrica da moto.

Placa de Componentes galvanizada e montada [Imagem: Nizaor Junior].

Destaque para as conexões novas do Chicote Elétrico [Imagem: Nizaor Junior].

Outros mimos (investimentos) foram os amortecedores traseiros de CB 400 Cofap, com olhal trocado pelo da 500 Four e montados com os “copos”. O pneu dianteiro é um Dunlop 90.90×19 original de 1994 com pouquíssimos km rodados e em ótimo estado, enquanto o traseiro é um Pirelli Mandrake 410.18 também “zero-bala”!  Já estão no aguardo da montagem Corrente D.I.D com O-Ring, Coroa e Pinhão novos.

Depois de voltar das férias a meta é por a moto para rodar e claro, trarei as novidades para o Blog!

500 Four: Fase 02 – Montagem do Motor

Escrito em 07/04/2012 por Nizaor Junior | 6 Comentários
Arquivo: Restauração 500 Four |

Depois de passar em branco no mês de março, volto a atualizar o Blog com mais novidades da Restauração da CB 500 Four. O tempo tem sido escasso e, apesar de não poder atualizar o blog com a mesma freqüência anterior, não o deixarei de lado. Pode ser que novas postagens demorem a aparecer, mas conto com a compreensão e visitas de vocês!

Restauração da CB 500 Four – A Fase 02:

Iniciei, enfim, o que eu chamo de Fase 02 no projeto de restauração da 500 Four. No ano passado, fiz a montagem da moto com boa parte de peças do meu primo, apenas para curtir por um tempo. Agora chegou a hora de agregar as peças que eu juntei por quase dois anos, durante a Fase 01 !

Como puderam acompanhar em posts anteriores, muitas dessas peças são novas e originais, e/ou em melhor estado. Pondo em prática esta fase, no começo deste ano iniciamos a montagem do motor, que hoje, 07 de abril, está praticamente concluído.

Como a moto foi novamente  desmontada para retirar as peças do primo Léo, estou aproveitando para fazer detalhes que no final darão destaque a Four. Um deles é o motor que quando estiver completamente montado mandarei à pintura, já que sua estrutura originalmente é pintada de Prata e as tampas são polidas (gerando um visual que me agrada muito, o contraste da Pintura com as peças Cromadas e Polidas).

Abaixo, uma parte da seqüência de montagem do motor (sem especificações técnicas):

Iniciando a montagem: Vira-brequim mais Bielas [Imagem: Nizaor Junior].

Bielas, Pistões e Cilindros [Imagem: Nizaor Junior].

Verificando encaixes dos Pistões nos Cilindros [Imagem: Nizaor Junior].

Parte de baixo parcialmente montada  [Imagem: Nizaor Junior].

Pose ao lado do coração de metal  [Imagem: Nizaor Junior].

Engrenagens da Caixa de Marchas [Imagem: Nizaor Junior].

Montagem parcial: Corrente de comando, Vira-brequim, etc [Imagem: Nizaor Junior].

Embreagem de Partida revisada [Imagem: Nizaor Junior].

Caixa de Marchas no lugar [Imagem: Nizaor Junior].

Realizando a limpeza das carcaças do motor para o fechamento  [Imagem: Nizaor Junior].

Carcaças prontas para fechar  [Imagem: Nizaor Junior].

Silicone já vulcanizado na carcaça, pronto para fechar [Imagem: Nizaor Junior].

Motor parcialmente montado, com seus semelhantes ao fundo [Imagem: Nizaor Junior].

As fotos não traduzem a real seqüência de montagem, pois tive alguns contra-tempos com a Caixa de Marchas, onde algumas engrenagens estavam emperradas e ainda com dois parafusos que “pularam a rosca”. Dada a idade dessas peças, até que não foi nada!

Essas motos foram feitas para durar, por isso todo o cuidado nesta parte crucial do projeto.

Para finalizar, a lição que fica é que nada tem graça sendo tão fácil de se fazer, ou conquistar, assim, continuo perseverante neste processo de restauração.

Em breve postarei mais novidade, pois não é só o motor que está adiantado. Aguardem!

Mimos para a Four

Escrito em 11/02/2012 por Nizaor Junior | 1 Comentário
Arquivo: Restauração 500 Four |

Há um bom tempo não posto novidades da 500 Four. Minha relação com ela está um pouco complicada! Calma, explico: Como a moto fica em Curitiba fico longe dela nos dias que estou trabalhando e quando chego na capital parananese adivinhem, CHOVE! Isso complicou bastante curtir e dar alguns giros com ela, mas não desisto e tenho calma, tanto que estou trazendo alguns mimos para a esta clássica!

Ela ainda está com mecânica e algumas peças do meu primo, então, aproveitei isso para fazer uma busca, compra e acúmulo das peças para quando for montá-la em definitivo esteja tudo em ordem e em mãos! Nesse começo de ano chegaram várias peças para ela e tenho o prazer de postar aqui (senti o mesmo prazer abrindo cada pacote, como se fosse a miniatura mais desejada!).

Carburadores:

Quando comprei esta moto os carburadores que estavam nela não apresentavam boas condições, então meu primo separou outro em melhor estado. Mas, como sou muito chato e perfeccionista ainda não estava contente com este e comecei a procurar fora do país por outro em melhores condições. Começo de janeiro me deparei com esta peça que em seu anúncio mencionava apenas que havia sido revisada e limpa.

Dias atrás aportou por aqui com algumas taxas da Receita Federal que não comprometeram o valor final pois ao abrir e conferir, eu e meu primo fomos surpreendidos: os carburadores não pareciam ao menos usados, tamanho o estado de conservação!!! Mais um mimo à altura desta clássica!!!

Parafusos, Corpos de Carburadores e todos os detalhes intactos [Imagem: Nizaor Junior].

Peça em estado de Nova [Imagem: Nizaor Junior].

Detalhes:

Aproveitando essa leva, importei mais algumas peças para “decoração“, ou, “perfumaria” da moto. Todas elas originais em seus pacotes ainda selados da Honda! Durante esse ano quero continuar a trazer mais dessas peças que no final farão todo o esforço valer a pena, já que quero ver a 500 Four brilhando e em seu estado original!

Borrachas de apoio da Bateria, dificílimas de encontrar novas  [Imagem: Nizaor Junior].

Borrachas que prendem as Tampas Laterais, também difíceis [Imagem: Nizaor Junior].

Espelhos originais Honda novos [Imagem: Nizaor Junior].

Novas capas de Pisca ainda nas embalagens originais [Imagem: Nizaor Junior].

Manetes originais CB 500 Four ainda lacrados [Imagem: Nizaor Junior].

Ainda devo fotos da moto nesta primeira montagem, assim que tiver um tempo as postarei aqui!

Quase Rodando – Parte 02

Escrito em 28/07/2011 por Nizaor Junior | 3 Comentários
Arquivo: Restauração 500 Four |

Falta pouco, apenas alguns detalhes, mas, compartilho com vocês os primeiros roncos da Four! É de arrepiar o ronco dessa vovó!!!

Quase Rodando!!!

Escrito em 19/07/2011 por Nizaor Junior | 1 Comentário
Arquivo: Restauração 500 Four |

Na minha folga, ia tirar alguns dias pra atualizar o blog, mas como terá um evento dedicado as motos em São Mateus do Sul no final de semana dos dias 22 a 24 de Julho, meu primo “pôs fogo” para montar a minha CB 500 Four. Como a mecânica da minha moto ainda necessita de alguns reparos e a grana ultimamente não tem permitido fazê-los, ele me autorizou a montar a minha Four com o motor dele. Por isso, tenho me dedicado na montagem da minha k0 todos esses dias:

Iniciando os trabalhos: Canelas, Rodas, Paralamas  [Imagem: Nizaor Junior].

Chicote Elétrico e setas grandes, estilo americano [Imagem: Nizaor Junior].

Já com setas General Export, enquanto a Hundi vigia a máquina [Imagem: Nizaor Junior].

Motor no lugar e mais alguns detalhes acrescentados [Imagem: Nizaor Junior].

Apesar do trabalho estar quase no fim, vai demorar um pouco pra surgir com novidades por aqui!!!

Do Desânimo ao Êxtase – Restauração 500 Four

Escrito em 13/12/2010 por Nizaor Junior | 4 Comentários
Arquivo: Restauração 500 Four |

Aos que acompanham as postagens sobre a restauração da moto, perceberam meu desânimo com relação ao serviço de cromagem e polimento que  impossibilitou o andamento da montagem estrutural da 500 Four. No final de novembro resolvi a situação (em partes), depois de muitas promessas do prestador de serviço de que iria entregar as peças, fui até a oficina e as retirei como estavam: ainda por fazer depois de 8 meses!!! Agora preciso mandar pra outra cromagem novamente e torcer pra que fiquem prontas logo, enquanto vou polindo outras peças em casa mesmo, já que a Dremel dá conta do recado!

Enquanto isso outras peças ficaram prontas: rodas e pintura do tanque e tampas laterais. Nas rodas, foi realizado novo raiamento com o conjunto dianteiro da Honda Bros e traseiro da Yamaha XT-600,  para não precisar importar novos conjuntos de raios (fica a dica para quem for iniciar sua restauração!).  Serviço executado pelo Felipe – (41) 3376-1149.

Já o tanque tem alguns detalhes interessantes. O que veio com a moto não estava em bom estado, tinha corrosão interna e correções por massa na parte externa. Não contente com isso, comecei a busca por outra peça em melhor estado e acabei encontrando em Blumenau-SC. Como estava viajando por aquele estado, resolvi buscar o tanque direto com o vendedor e fiquei surpreso pelo estado de conservação da peça, além de conhecer e ser muito bem recepcionado por outro aficionado pelas Fours e veículos antigos, Leandro e sua família.

O novo tanque.

Detalhe da chapa e o seu perfeito estado.

Ainda com uma pintura estranha, que logo deu lugar a uma original.

O tanque foi importado pelo Leandro que também foi surpreendido pelo seu perfeito estado interno, por conta da gasolina pura que é vendida nos países do hemisfério norte (o Etanol adicionado à nossa gasolina aumenta a corrosão de peças que não são preparadas para receber tal combustível) e o chapeamento externo. Isso me obrigou a fazer uma pintura à altura. Por indicação do meu primo Leonello mandamos o tanque e laterais ao Clodoaldo – (41) 3206-1488, especialista em pinturas e grafismos de motos. Dias atrás recebi as peças já restauradas e fiquei extasiado, pois ficou simplesmente perfeito!

A nova pintura, Candy Red.

Detalhe das faixas.

Tampas laterais.

Outros mimos a 500 Four vem ganhando nesse tempo, mesmo sem estar rodando: uma revista Duas Rodas de 1975 com sua primeira avaliação e mais um Manual de Serviço Clymer totalmente novo! Mais detalhes desses noutro post, em breve!

Além da falta das peças, o que me fez dar uma parada na restauração da moto foi a grande correria que se tornou minha vida, nesses últimos dias tive que lidar com viagens, reforma residencial e mudança. Isso também continua afetando a atualização do blog, mas, sobrando um tempo vamos colocando as coisas nos eixos!

Restauração 500 Four – Parte 04

Escrito em 21/09/2010 por Nizaor Junior | 6 Comentários
Arquivo: Restauração 500 Four |

Depois de um bom tempo sem escrever nada da CB 500 Four justamente por não poder dar prosseguimento na restauração, resolvi dar notícias, pra não pensarem que desisti do projeto!

Uma coisa que aprendi ao entrar no mundo da restauração é que devemos ter uma enorme reserva de paciência! Deus me abençoou muito nesse quesito, pois a tenho sobrando (podem ver pelos trabalhos de customização nas miniaturas), mas, uma hora a danada esgota. Explico:

Desde o mês de março venho tomando um “chá de espera” da pessoa que ficou de fazer Cromagem, Polimento e Pintura Termo-Epóxi! Depois de muita cobrança e um baita desânimo por conta da demora, esses dias recebi apenas o quadro, já pintado.  Ainda estão com o indivíduo boa parte das peças, o que me impede de dar prosseguimento na montagem estrutural da moto. O que me restou nesse período foi começar a “atacar” partes menores, como a revisão dos quatro carburadores, ou, ajudar meu primo em alguns serviços de outras motos, aprendendo um pouco sobre a mecânica das mesmas.

Apesar de todo esse embaraço, não tenho deixado de comprar e restaurar algumas peças (formando apenas um amontoado no cantinho da oficina do meu primo).  Dias atrás, com apoio de um amigo, importei um par de suportes/orelhas de farol, originais e muito bem conservados. Compensou muito, pois mesmo com a alta taxa de envio cobrada pelos “gringos”, saiu por menos da metade dos preços praticados aqui no Brasil.

Para completar esse longo desabafo, nesses  dias bem ensolarados aqui no Sul (algo exepcional, ainda mais em se tratando de Curitiba), a “coceira” de um futuro motoqueiro atacou! Como deu vontade de sair com a 500 fazendo música com seus 4×1. Mas, por hora, só no sonho e, pelo que estou projetando, a finalização da restauração deve passar do próximo verão!

Restauração 500 Four – Parte 03

Escrito em 13/04/2010 por Nizaor Junior | 4 Comentários
Arquivo: Restauração 500 Four |

Na minha última folga, o processo de restauração não rendeu muita coisa, pois várias peças ainda estavam em serviços especializados. Assim, acabei dando uma ajuda para o meu primo Leonello, já que várias CB´s estavam aguardando manutenção em sua oficina. Com auxílio dele, aprendi a sequencia de fechamento de motores Honda, colocando o cárter de uma CB 450: meu primeiro motor fechado!

Enquanto fechava o motor, ele e sua fiel auxiliar estavam mexendo em outra CB. Reparem na situação: nem o olhar repreensivo do patrão fez a ajudante Hundi se afastar!!!

No próximo período de folga, estarei também de férias, pretendo fazer render a montagem de parte da moto, já que o quadro e outras peças estão pintados, polidos e cromados. Assim que o processo avançar, posto mais imagens e informações.

Em tempo: verificando meus arquivos no computador, lembrei que baixei alguns Manuais (todos em italiano) da CB 500 Four, em PDF. Seguem abaixo os links para download:

- Manual de Instruções – 5,4MB
- Manual de Oficina CB350/500/750 Four – 2,9MB
- Matéria de Revista – 5,2MB